Sanguessuga

Sanguessugas

É um anelídeo da classe Hirudinea, elas produzem uma substância anticoagulante chamada hirudina,que ser como um anestésico para que o animal atingido não perceba a sua presença, seu corpo é achatado, é constituído de cabeça, tronco e cauda, e é formados por diversos anéis. Elas tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que ela usa para cortar a pele de suas vítimas, seu comprimento pode ir de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo que tem o nome de Haementeria ghilianii amazônica que chega a medir 30 cm. Suas cores mais comuns são o negro, o marrom, o verde-oliva e o vermelho.
São hermafroditas protrândricas onde os testículos maturam antes dos óvulos. O casulo recebe os ovos ao passar pelo gonóporo feminino. A transferência de esperma ocorre entre os gonóporos pelo pênis. Em alguns, sem pênis, ocorre impregnação hipodérmica. Todas as sanguessugas são carnívoras ou hematófagas sugadoras. As sanguessugas são carnívoras alimentam-se do sangue das suas vítimas, podendo ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume. Ao aderir ao corpo do ser vivo de que se alimenta, secreta um anticoagulante que leva o sangue a circular sem estancar. As sanguessugas têm faringe protraível ou não protraível sugadora, com ou sem mandíbulas. A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.
Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas. Preferem lagos, lagoas, rios calmos de água quente. A sanguessuga medicinal europeia é a espécie mais famosa, seu corpo chega a 20 cm de comprimento, e é utilizada para fins terapêuticos há mais de 2500 anos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oligoquetas

Poliquetas

A Reprodução do Anelídeos