Anelídeos

Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo não são visíveis a olho nú,mas há outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo é a minhoca ela é um anelídeos.

Anelídeos incluiem vermes invertebrados com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.

Características gerais dos anelídeos

Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento e também animais de grande porte como o minhocuçu, que atinge dois metros.
Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos
O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas.
A maioria dos anelídeos são hermafroditassto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.
Eles em geral possuem cerdas de quitina que ajudam eles a se locomoverem pelo solo criando atrito.








Sanguessuga                                        Minhoca                                                   Minhocuçu


Reprodução

Em algumas espécies de anelídeos a reprodução é sexuada, enquanto em outras é assexuada.





Habitat

Os anelídeos, de acordo com a espécie, vivem em ambientes terrestres e marinhos.
Algumas espécies habitam ambientes de água doce e são chamadas de dulcícolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oligoquetas

Poliquetas

A Reprodução do Anelídeos